Os sistemas de Teleinformática das organizações HOSPITALARES possuem dois componentes: o passivo e o ativo. O componente passivo é representado pelo conjunto de elementos responsáveis pelo transporte dos dados e voz através de um meio físico e é composto pelos cabos, acessórios de cabeamento e infra-estruturas. O componente ativo, por sua vez, compreende os dispositivos eletrônicos, suas tecnologias e a topologia envolvida na transmissão de dados, voz, vídeo e outros sinais entre os usuários da organização.

O componente passivo é baseado no modelo de CABEAMENTO ESTRUTURADO (SCS -Structured Cabling Systems) desenvolvido pela EIA/TIA 568 e ISO 11801, le vando-se em conta as infra-estruturas necessárias à instalação e interconexão dos vídeos e outros sinais.

Um sistema de CABEAMENTO ESTRUTURADO consiste de um conjunto de produtos de conectividade empregado de acordo com regras específicas de engenharia cujas características principais devem ser:

Arquitetura aberta;
Meio de transmissão e disposição física padronizados;
Aderência a padrões internacionais;
Projeto e instalação sistematizados.

Esse sistema integra diversos meios de transmissão (cabos metálicos, fibra óptica, rádio etc...) que suportam múltiplas aplicações incluindo voz, vídeo, dados, sinalização e controle. O conjunto de especificações garante uma implantação modular com capacidade de expansão programada. Os produtos utilizados devem assegurar a máxima conectividade para os dispositivos existentes e futuros, assegurando a infra-estrutura para as tecnologias emergentes. A topologia empregada facilita os diagnósticos e manutenções.

Os projetos para Sistema de CABEAMENTO ESTRUTURADO nas organizações HOSPITALARES são concebidos para integrar, em uma única plataforma de cabeamento, serviços e facilidades para as seguintes comunicações:

Voz (Ramais Telefônicos, Linhas Diretas, Fax, Telefones Públicos, Modems, etc...)
Dados (Microcomputadores, Impressoras, Equipamentos Eletromédicos "Monitores", outros
   dispositivos de conectividade de LAN/WAN)
Imagem (Sistema para Tráfego de Imagens de equipamentos eletromédicos- Network
   PACS)
Vídeo Conferência (Conexão com Serviços ISDN PRI e BRI)
TV Interativa (Vídeo Sobre demanda, WebCAM )
CATV (TV a Cabo)
CFTV (Circuito Fechado de TV)
Sistema de Chamada de Enfermagem - (Nurse Call)
Sistema de Comunicação de Emergência - ( Emergency Call)
Sistema de Busca Pessoa (Emergency Paging)
Som (Sistema de Sonorização Ambiente e Sonorização de Emergência)
Automação Predial (Interconexões de dispositivos para sistemas de Automação Predial)
Supervisão Predial (Interconexões com sensores e componentes para sistemas
   supervisórios)
Alarmes (Interconexões de Sensores e dispositivos de sinalização de alarmes)
Controle de Acesso (Conexão com interfaces e dispositivos para controle de Acessos)
Outros Sistemas de Comunicação Específicos


Atualmente já é uma realidade de mercado, a operacionalidade das demais facilidades de comunicação relacionadas acimas em Sistemas de CABEAMENTO ESTRUTURADO. É de fundamental importância que as infra-estruturas estejam prepararadas para receber tais instalações num futuro próximo.

 
Entre e confira a participação da ELETEL em feiras e enventos na área de TI. Veja também datas e programas de eventos futuros.
Confira algumas obras realizadas pela ELETEL na área hospitalar e na área corporativa.
A ELETEL procura estender seus serviços também para a área social, que muitas vezes o mínimo a ser feito pode ser muito e o diferencial para o auxílio de muitas crianças e adultos carentes!